Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

O que é o pensamento? – Por Fernando Faria

14. O que é o pensamento?
Limpeza Psíquica
14.1 O Pensamento é a vibração do espírito, manifestação da inteligência, poder espiritual.

14.2 Pensar é raciocinar, é criar imagens, conceber idéias, construir para o presente e o futuro. É pelo pensamento que a criatura resolve, soluciona, descobre e esclarece os problemas da vida.

14.3 O espírito imprime ao pensamento a própria força de que é dotado. Como o som e a luz, ele também faz todo o seu percurso em ondas vibratórias que ficam registradas no oceano infinito da matéria de que é provido o universo e, com facilidade, pode tornar-se  conhecido de todos os espíritos, desde o instante em que é emitido. Daí a impossibilidade de ser alterada a verdade na vida espiritual.
Limpeza Psíquica

14.4 Os pensamentos ficam ligados à sua fonte de origem enquanto permanecer o sentimento que os gerou. Eles estabelecem verdadeiros climas ambientais proporcionadores de saúde ou de enfermidades, de alegria ou de tristeza, de triunfo ou de fracasso, de bem ou mal-estar.

14.5 As efluviações das Forças Superiores são sentidas quando se pensa ou se irradia. Produzem bem-estar, certo calor e, ocasionalmente, derramamento de lágrimas. Às vezes sente-se um frescor. São descargas fluídicas do Astral Superior. Não devemos desejar receber fluidos, porque essa preocupação pode ocasionar perturbação espiritual.

14.6 No Redentor não há preces, há irradiações, e não se fazem peditórios. Irradia-se ao Astral Superior e ao Grande Foco, para que dentro da Lei da Atração, com o nosso pensamento, se mereça as efluviações dos Espíritos de Luz.

14.7 Pensando mal, o ser humano não só transmite, mas também capta, na mesma intensidade, queira ou não, pensamentos afins e os efeitos desses pensamentos maléficos. Essas correntes produzem os mais sérios danos produzindo distúrbios físicos e psíquicos.

14.8 A Força de Vontade é a mais poderosa alavanca de que dispõe o Espírito para chegar ao triunfo. Para a Força de Vontade não existem dificuldades ou obstáculos que não possa superar. A Força de Vontade não conhece a timidez nem o desânimo. Tem o poder de subjugar todas as fraquezas, todas as paixões, todos os vícios, todos os desejos dissolutos. Não se deve confundir Vontade com Desejo, pois são completamente antagônicos. Quando o Espírito encarnado é assaltado por um desejo inferior, e possuindo este Espírito Vontade suficientemente forte, esta Vontade intervém vencendo o Desejo. A Força de Vontade é o resultado de uma série de sucessos, alcançados com o nosso esforço e decisão nas encarnações passadas.

14.9 Ânimo resoluto para pensar e deliberar é condição que se impõe. Temores e indecisões conduzem ao fracasso. O pensamento racionalmente otimista deve prevalecer, sempre e sempre, porque — quando aliado à ação — se constitui numa força capaz de demolir os mais sérios obstáculos.

14.10 Pensamentos de valor e coragem, de firmeza e decisão, atraem vibrações de outros pensamentos de formação idêntica, produzindo um ambiente de confiança capaz de conduzir ao sucesso.

14.11 Essa conduta reflete a ação soberana do pensamento que sobressai, por representar uma força motriz de prodigiosa capacidade para derrotar os obstáculos.

14.12 Essa força do pensamento varia com a educação da vontade. A vontade fraca anima o pensamento débil; a vontade forte, o pensamento vigoroso. Para ser construtivo, progressista, realizador e útil ao Todo, o pensamento precisa ser límpido, cristalino e escoimado das deformidades espirituais ocasionadas pelo viver desmetodizado, pela egolatria e pela pressuposta infalibilidade das opiniões que conduzem ao fanatismo das idéias fixas.

14.13. A concepção da morte resulta de um entendimento da vida completamente errado. Na verdade, a morte jamais existiu. O espírito é imperecível. Por isso, não morre nunca. Devem, portanto, as criaturas, através do Pensamento e da Força de Vontade, esforçar-se por refazer-se, o mais depressa possível, do choque causado pela desencarnação dos parentes e amigos, para não se enfraquecerem espiritualmente.

14.14 quando estivermos aborrecidos, angustiados, tristes, devemos elevar nossos pensamentos às alturas, isto é, devemos pensar, claramente, em cada um dos atributos do Espírito, a saber: Inteligência, Raciocínio, Consciência de si mesmo, Capacidade de Percepção, Concepção, Força de Vontade, Equilíbrio Mental, Lógica, Domínio de si mesmo, Disciplina, Sensibilidade, Firmeza de Caráter, Honradez, Trabalho e Renúncia.

Limpeza Psíquica
14.15 O vigor do pensamento emitido por criatura mentalmente sã e esclarecida cresce na medida das necessidades do momento, amplia-se, expande-se e supera qualquer corrente de pensamentos inferiores, pela atração que exerce da Força afim universal, cujo poder é infinito.

14.16 A sublimação do pensamento, isto é, erguê-lo a maior altura ou a uma grande altura, traduz um estado de consciência sensível à evolução do espírito e propício à conquista da felicidade interior e do bem-estar proporcionado por essa felicidade.

14.17 O espírito cria a imagem pelo pensamento e só depois a materializa para determinado fim. Vejam-se as maravilhas da pintura universal. Observe-se a riqueza, a magnificência da obra que consagrou e imortalizou tantos e tantos artistas, através dos tempos.
Limpeza Psíquica
Pois nenhuma delas foi lançada na tela sem que o pintor a tivesse mentalmente concebido em todos os seus detalhes.

14.18 O mesmo acontece com o engenheiro. Antes de desenhar o edifício, a máquina, o aparelho, o instrumento, a peça, ele os estuda e examina nos seus mínimos pormenores.

14.19 Com o pensamento em ação, engendra primeiro o esboço, corrige depois as prováveis falhas, até que a imagem do que vai exteriorizar e materializar no papel esteja mais ou menos perfeita.

Limpeza Psíquica
14.20 De toda a obra humana — toda, sem exceção — criou o espírito a imagem pela ação do pensamento, e só depois o materializou. E se assim ocorre na Terra, muito mais no Espaço onde o poder do pensamento criador é incomparavelmente maior.

14.21 Evolução significa, acima de tudo, poder criador. Quanto mais evoluído o espírito, mais poderoso se torna o seu pensamento e a sua capacidade de criar.

14.22 O pensamento vigoroso emana do espírito forte, adestrado, experiente. Em cada encarnação bem aproveitada, trabalha ele, conscientemente, para melhorar, ainda mais, a sua personalidade psíquica.

14.23 É na ordem deste progresso que crescem o poder do pensamento e a capacidade de conceber, de criar, de realizar obras, cada qual mais importante.

14.24 Das riquezas espirituais que a criatura tem forçosamente de conquistar neste planeta, assume papel de excepcional relevo a faculdade do pensamento, de cujo poder concentrado e abrangente depende a racional solução de todos os problemas da vida.

14.25 Pensamentos honestos e força de vontade em ação são armas poderosas que a criatura deve usar para proteger-se das investidas das forças inferiores que tentam envolvê-la nos fluidos perniciosos de suas correntes, tão logo percebam a afinidade de um sentimento inclinado à prevaricação.

Limpeza Psíquica
14.26 Nos mundos que lhes são próprios, os espíritos se comunicam pelos pensamentos. Na Terra, por muito e muito tempo, ainda perdurará, como forma, como maneira de exteriorizá-los, a linguagem articulada.

14.27 De acordo com o seu desenvolvimento, conta o espírito com suficiente força para, pela ação do pensamento, modificar ou alterar determinadas condições físicas. Os fenômenos psíquicos — é bom que isso fique bem claro — realizam-se pela ação do pensamento de espíritos encarnados ou desencarnados, agindo isolada ou conjuntamente.

14.28 Nesse caso está a levitação, somente possível quando a força do pensamento for suficientemente intensificada para anular a força de gravidade que atua sobre os átomos de um corpo.

14.29 O espaço ocupado pela atmosfera terrestre está repleto não só de espíritos como também de pensamentos, daí resultando as vibrações de duas correntes distintas, classificadas como do bem e do mal.

14.30 Todo indivíduo de caráter bem formado que mantenha o pensamento voltado para as realizações úteis e alimente o desejo sincero de progredir espiritualmente, esforçando-se por alcançar esse alto objetivo, terá a envolvê-lo as correntes do bem, fortalecidas pela irradiação das Forças Superiores. Com essa benéfica assistência o êxito é mais fácil.

Limpeza Psíquica
14.31 As más intenções, refletidas nos pensamentos, encontram, no espaço inferior situado na atmosfera que envolve o planeta, correntes organizadas que a tais intenções se justapõem pela identidade formada entre vibrações da mesma natureza.

14.32 As falanges obsessoras encontram todas as facilidades no ambiente da vida física, em virtude da mediunidade dos seres e da corrente de apoio que os maus pensamentos humanos dão aos obsessores.

14.33 Pensar — já se tem dito muitas vezes — é atrair. Todos os que se prendem pelo pensamento a seres desencarnados, estacionados no astral inferior, não só os estão atraindo e perturbando, mas também retardando a sua marcha para o mundo a que pertencem, estimulando-os a permanecer em contato com as coisas terrenas, inclusive com os problemas da vida familiar e concorrendo para torná-los obsessores.

Limpeza Psíquica
14.34 a linguagem dos espíritos desencarnados é o pensamento. Pelo pensamento identificam eles os sentimentos das criaturas, as suas intenções e tendências, e disso se prevalecem os obsessores para estimular, pela intuição, os vícios e as fraquezas humanas.

14.35 Todo o Universo é regido por leis comuns e naturais. Tais leis — das quais deriva o conhecido axioma "Conforme o ser pensar assim será" — são imutáveis, e dentro delas faz-se especial menção à que regula a ação do pensamento.

14.36 Uma vez reconhecida essa verdade, isto é, a importância do pensamento como poderosa força de atração, tanto do bem quanto do mal, deve a criatura, em seu benefício e no daqueles com quem convive, nortear a sua vida de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos na Doutrina Racionalista Cristã.
Limpeza Psíquica

14.37 Não se deve pensar: Estou velho, acabado, no fim da vida. Esta postura mental é um erro, pois, quem pensa é o Espírito, que é eterno, portanto imortal e inascível. Por isso, deve-se sempre pensar: Estou na fase da Madureza Eterna, pois a fase da velhice, apesar de Lei Natural da Terra, não é condição permanente do Espírito e não sou influenciado por ela.

O que é o pensamento?
Por Fernando Faria

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo