Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

O que é a limpeza psíquica? - Por Fernando Faria

11. O que é a limpeza psíquica?
11.1 A limpeza psíquica é um trabalho realizado pelas Forças Superiores e constitui uma das mais notáveis realizações, no campo do espiritismo, pelos seus resultados benéficos em favor da humanidade.

11.2 Os espíritos componentes do astral inferior dividem-se em muitas classes, sendo a mais baixa constituída de elementos de ínfima condição moral. Em consequência desse estado, estão muitos deles envolvidos em matéria fluídica densa, impregnada de miasmas, de moléstias e de substâncias putrefatas, próprias do meio em que permanecem, em obediência à lei de atração.

As vibrações dos pensamentos da maioria de tais espíritos são de ordem sensualista, animalizada, predominando o sentimento de malquerença, de ódio, de inveja, de vingança e outros do mesmo gênero.
11.3 Quando o ser encarnado se descuida e emite pensamentos que se identifiquem com os baixos sentimentos dessa classe de obsessores, atrai um ou mais de tais elementos para a sua companhia e absorve parte dos seus fluidos inferiores, juntamente com a correspondente carga pestífera que conduzem.
11.4 É essa a razão de ser adotada a prática da Limpeza Psíquica no Racionalismo Cristão, como uma das medidas de mais alto valor, e esta precisa ser feita, diariamente, duas ou mais vezes, ou em todas as ocasiões em que a pessoa perca o controle e se exalte, ou sinta o desejo de proferir expressões contundentes ou agressivas, o que deve sempre evitar.

11.5 Não tendo esse cuidado, seja por ignorância, negligência ou comodismo, está sujeita a enfermar, sofrer acidentes, desencarnar prematuramente ou a passar por alterações mórbidas no seu estado psíquico. A lei de Causa e Efeito impera inexoravelmente.

11.6 A Limpeza Psíquica é feita nas Casas Racionalistas Cristãs em Reuniões Públicas, às segundas, quartas e sextas e, Particulares, às terças e quintas, às 20 horas. Além disso, os auxiliares e militantes convictos a praticam em seus lares, em horas previamente estabelecidas, para higienização do ambiente doméstico.

11.7 Essa prática de higiene mental consiste nas irradiações, que são vibrações do espírito, com as quais se opera o afastamento do astral inferior para fora da atmosfera da Terra.

Esse afastamento é efetuado por espíritos do Astral Superior que, em entrosamento com os pensamentos disciplinados dos seres de boa vontade, em exercício mental nas Casas Racionalistas, ou em colaboração com estas, operam a Limpeza Psíquica.

11.8 Este indispensável preparo mental, esta Limpeza Psíquica, está para o espírito como a higiene física está para o corpo carnal.


antes de viajar,
Por isso o Racionalismo Cristão aconselha a todas as pessoas, para que, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, tenham equilíbrio espiritual e físico.

11.9 Os espíritos pertencentes aos Mundos Opacos são da 6ª a 11ª classes. Seus corpos astrais compõem-se de matéria fluídica mais ou menos densa, e com eles se podem locomover, facilmente, na superfície deste planeta. Rigorosamente disciplinados pelas Forças Superiores, suas atividades são valiosas, já que podem penetrar em quaisquer ambientes, por pior que sejam. 
Oferecem ainda, os espíritos dos Mundos Opacos, estrita colaboração aos médiuns encarnados, quando em desdobramento nas Reuniões Particulares do Racionalismo Cristão, para que as
chororôs sem motivos,
Forças Superiores possam promover grandes Limpezas Psíquicas no astral inferior, dele arrebatando terríveis obsessores.

11.10 Com o auxílio das correntes fluídicas, os Espíritos do Astral Superior penetram na atmosfera da Terra arrebatando obsessores de toda espécie, dos mais pacatos aos mais agressivos.

Entre os espíritos arrebatados pela corrente fluídica, organizada por essas Forças do Bem, encontramos inumeráveis perturbadores do equilíbrio da vida terrena, de intelectualidade incipiente, mas todos atolados no mais fundo materialismo: escamoteadores contumazes, magistrados venais, audazes mistificadores, impenitentes charlatães, ministros envaidecidos, presidentes impatriotas, reis megalomaníacos, papas adoradores e de mental obscurecido pelos dogmas, etc.
11.11 As pessoas que quiserem proceder à Limpeza Psíquica em seus lares, devem, durante sete minutos, às 7 horas e às 20 horas, reunir-se diariamente, sentadas juntas de uma mesa.

11.12 Colocados os participantes da Limpeza Psíquica sentados o mais próximo possível uns dos outros, todos em absoluto silêncio, o Presidente fará, em voz alta, a irradiação “A” e a seguir, a irradiação “B”, repetindo esta última durante 5 minutos. (Ver mais instruções na obra Prática do Racionalismo Cristão, no Capítulo 4, “Práticas racionalistas cristãs realizadas no lar”, de onde foram retiradas as versões atualizadas das irradiações.) Exemplo:

Irradiação “A” (Fazer uma vez)

Ao Astral Superior
Grande Foco! Força Criadora!
Nós sabemos que as leis que regem o Universo são naturais e imutáveis, e a elas tudo está sujeito.
Sabemos também que é pelo estudo, raciocínio e crescimento, derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições, que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ação o nosso livre-arbítrio para o bem, irradiamos pensamentos aos Espíritos Superiores para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.

Irradiação B (Fazer durante cinco minutos)

Grande Foco! Vida do Universo!
Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito, e tenhamos consciência de nossos erros, a fim de evitá-los e nos fortalecer para praticar o bem.


antes de viajar,
11.13 Se alguma pessoa, enquanto as irradiações estiverem sendo feitas, for acometida de ataque ou tentar transmitir comunicação de espíritos, é preciso sacudi-la fortemente, com muita calma, dar-lhe água fluídica e chamá-la pelo nome, até despertar. Isso deve ser feito por uma ou mais pessoas, enquanto as demais continuarão acompanhando mentalmente as irradiações, sem se levantarem do lugar em que estiverem, haja o que houver.

11.14 As pessoas são sacudidas nas Reuniões, em fiel obediência à disciplina regulamentar. Toda criatura, na luta cotidiana, recebe bons e maus fluidos, convive com criaturas bem e mal assistidas, por isso necessitam de serem sacudidas, por ocasião das Irradiações. 

Pelo sacudimento opera-se mais facilmente a Limpeza Psíquica, sentindo-se a pessoa mais leve de corpo e espírito. Durante o sacudimento não se deve pensar mal e devemos ter o pensamento ligado ao Presidente Astral da Casa Racionalista Cristã.

O que é a limpeza psíquica?
Por Fernando Faria

Poderá gostar de conhecer: